O Centro Cultural Português em Nova Deli, inaugurado em 14 de Fevereiro de 1991, pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Durão Barroso, dedica-se ao ensino e difusão da língua e cultura portuguesas, tendo cursos específicos para este mercado. O Centro também possui uma biblioteca de referência com 6 400 volumes disponíveis para leitura e consulta.
Para além do ensino da língua portuguesa, o Centro Cultural organiza atividades culturais, já tendo organizado as seguintes em 2020/21:
- participação das escritoras Filipa Martins, em dois festivais de literatura (Hyderabad e Trivandrum), e da escritora Ana Filomena Amaral (Pune);
- recital pelo quinteto Rão Kyao;
- concerto de guitarra Portuguesa por Ricardo Martins;
- participação da guitarrista Fernanda Maciel no Festival Internacional de Guitarra Clássica de Calcutá;
- atuação da fadista Ana Pinhal;
- hino português interpretado pela fadista goesa Nadia Rebelo;
- o evento virtual entre a guitarrista Fernanda Maciel e a fadista goesa Sonia Shirsat;
- duas sessões de e-talks com eminentes arquitetos portugueses e indianos, incluindo o prémio Pritzker Álvaro Siza Vieira;
- uma exposição virtual da pintora Daniela Reis; e
- a participação portuguesa nos festivais de cinema do Cine Central, Calcutá, e da União Europeia com as longas-metragens “Peregrinação” e “Listen” respetivamente.
A rede do Instituto Camões na Índia é constituída por este Centro Cultural em Nova Deli, por dois Leitorados, um na Universidade de Deli e outro na Universidade de Goa e por um Centro de Língua Portuguesa (IC/CLP), inaugurado em 2005, em Panjim/Goa.
Contactos:
4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri, New Delhi 110021
Tel: +91-11-46025135, 46025136
E-mail: mail@camoes.in