O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, decorrendo nos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, que estão sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar para todos os cidadãos portugueses com mais de 18 anos de idade. No corrente ano, serão convocados para comparecer no Dia da Defesa Nacional todos os jovens nacionais portugueses nascidos em 2004.

Consulte AQUI o edital de convocação dos nacionais residentes na Índia e AQUI o edital dos nacionais residentes no Sri Lanka.

Caso pretenda pedir a dispensa do dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional, consulte a seguinte página: https://bud.gov.pt/ddn/dispensa.html

Se tem uma data de convocação para comparência ao Dia da Defesa Nacional, num dos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, deverá acompanhar o requerimento de dispensa por documento comprovativo de morada no estrangeiro, emitido pelo posto consular da área de residência ou por órgão da administração pública, polícia, estabelecimento de ensino ou empresa da sua área de residência. Documentos aceites:

  • Documento que comprove que reside legalmente no estrangeiro com caráter permanente e contínuo, há seis meses ou mais; ou
  • Certificado de matrícula emitido por estabelecimento de ensino; ou
  • Contrato de Trabalho com prazo igual ou superior a 6 meses.

Se pretende dispensa do Dia da Defesa Nacional e à data da afixação dos Editais no Estrangeiro tem a morada legal no país onde reside, basta enviar o requerimento de dispensa.

Para mais informação, aceda a https://bud.gov.pt/ddn.html.   

  • Partilhe