Comemora-se hoje, dia 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, sendo o tema deste ano a “Informação como bem público”.

Desde o início do mês de abril, Portugal integra a parceria Media Freedom Coalition, sinalizando o compromisso para com o respeito, proteção e concretização da liberdade dos média .

Por ocasião desta data, a Media Freedom Coalition fez uma comunicação, em que celebra os fundamentos principais da liberdade de imprensa e realça a importância da Declaração de Windhoek, que comemora hoje o seu 30º aniversário. De acordo com esta comunicação, é necessário um esforço global para combater, urgentemente, as ameaças à liberdade de imprensa, pois sem esta não haverá um verdadeiro progresso nos direitos humanos e na democracia.

Segundo a edição 2021 do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, Portugal encontra-se em nono lugar da lista.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1993, tendo como objetivo evocar a importância da liberdade de imprensa para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Em particular, este dia visa sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a importância da defesa da liberdade de imprensa, e também homenagear os profissionais do setor da imprensa que faleceram enquanto cumpriam o seu dever.

  • Partilhe